A companhia de teatro Caravan Maschera (Brasil/Itália) experimenta, recria e rediscute o teatro visual, operando uma integração entre as artes plásticas e o teatro de formas animadas (bonecos), de máscaras e a dança. É formada pela artista plástica e atriz Giorgia Goldoni, que nasceu na Itália, e pelo ator e pesquisador artístico Leonardo Garcia, brasileiro. A companhia nasceu em 2010 com o objetivo de experimentar novas linguagens no teatro. Leonardo e Giorgia foram selecionados para participar do projeto europeu “Masks on Stage”, no qual dez participantes viveram em residências artísticas na Itália, França, Alemanha e na República Checa para aprofundar os estudos de teatro tradicional e cultura popular de cada lugar.
Atualmente, por meio do teatro de formas animadas, o grupo está em cartaz em todo o Brasil com peças que tratam de temas profundos da humanidade, propostos por artistas conhecidos mundialmente, como Michel Foucault, William Shakespeare e Graciliano Ramos. O espetáculo “Vigiar e Punir”, por exemplo, aborda conceitos de punição e vigilância, assim como a evolução deles com o ar do tempo. A apresentação é feita com 12 bonecos inspirados nos quadros de Goya e Bosh.
Confira nos quadros dessa edição:
Garimpando: O jornalista Guilherme Strozi apresenta a experiência do museu virtual “Visibilidade para o Futebol Feminino”. Organizada pelo Museu do Futebol, em São Paulo, a exposição relembra as quatro décadas quase esquecidas de futebol feminino aqui no Brasil. São vídeos, fotos, recortes de jornais e depoimentos de jogadoras que primam pela valorização do esporte, que só foi regularizado no país em 1983. O quadro também apresenta a plataforma brasileira de streaming “Sua Música”. Com grande audiência no nordeste do país, a plataforma prioriza ritmos como o batidão romântico, o arrocha e o forró. O objetivo do site é o de gerar visibilidade para quem ainda está buscando o reconhecimento do seu trabalho musical.
Espaço de Cultura: Centro Cultural Casa Vermelha, de Florianópolis (SC). O local oferece aulas de teatro para iniciantes e para pessoas experientes, além de percussão, palhaçaria, cursos de voz e de poesia.
In Loco: A exposição interativa “50 Anos de Realismo – Do Fotorrealismo à Realidade Virtual” apresenta cerca de 90 obras, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações digitais, de 30 artistas contemporâneos. A mostra impressiona pelo ultrarrealismo das imagens em quadros e em obras tridimensionais de escultores de diferentes gerações, pelos modelos em 3D e pela realidade virtual.
Olá Brasil: Conheça o trabalho da autêntica banda paulistana Teko Porã. A filosofia da banda impressa pelo significado da palavra Teko Porã: um termo em Guarani para "belo caminho" ou o "bem viver". A formação já existe há 5 anos e se caracteriza como músicos de rua, tocando nos corredores e vagões do metrô de São Paulo, buscando levar felicidade de vida a todas as pessoas.
Streamando: O quadro mostra o videoclipe “A Cidade”, do artista carioca Cícero, trabalho de seu álbum mais recente, “Cícero e Albatroz”.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.