Meu Pedaço do Brasil faz a uma viagem no tempo para refletir sobre a construção social do Brasil. Bruno Barros pega a estrada para conhecer o Vale do Café, região localizada no sul do estado do Rio de Janeiro que enriqueceu durante o ciclo do café no século XIX. Após décadas abandono, o Vale do café está se reerguendo e o turismo histórico/cultural tem movimentado a economia da região sul fluminense composta por 15 municípios.
Por se tratar de uma região que proporciona várias experiencias turísticas, a viagem para o Vale do Café será dividida em duas partes. Neste primeiro episódio, explore as controvérsias da região, mostrando o luxo das fazendas históricas onde viviam os barões do café e também a história de negros escravizados que eram obrigados a trabalhar nessas propriedades.
Bruno Barros vai à fazenda São Luiz da Boa Sorte (em Vassouras) e à Fazenda Aliança (em Barra do Piraí). Na São Luiz da Boa Sorte, o apresentador é recebido pela jornalista Liliana Rodriguez, que trocou o universo da televisão pela da hotelaria. Durante a conversa, Liliana revela os costumes e hábitos sociais do século XIV e conta a origem de expressões populares como “fulano é sem sal” e “fala como uma matraca”. Já na Fazenda Aliança, Bruno conhece os detalhes de uma criação de búfalas e também o o a o de uma produção do cafeeira.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.