Um decreto do governo publicado nesta semana regulamenta o uso da força durante operações policiais. O texto prevê que os agentes de segurança pública só usem armas letais quando outros recursos não forem mais possíveis. E ainda determina que o nível de força empregada deve ser compatível com a gravidade da situação. Em entrevista à Agência Brasil, o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, falou sobre a importância da medida para conter a violência.
Segundo ele, com o escalonamento do uso da força, a arma não letal deve ser prioritária, e a arma de fogo a última opção. A medida valoriza a ação policial, na medida em que o agente vai ter segurança para atuar.
Mas, de acordo com Sarrubbo, é sabido que muitas vezes as forças de segurança entram nas comunidades e são recepcionadas com tiros de fuzis dos traficantes. Então, nesses casos os policiais terão total autonomia para usar a arma de fogo.
O secretário salienta que o uso da força é inerente à segurança pública em qualquer lugar do mundo. Só é preciso graduar e aplicá-la forma correta.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.