Os policiais militares de São Paulo deverão usar câmeras corporais em operação de grande envergadura, incursões em comunidades vulneráveis e em operações deflagradas para responder a ataques contra policiais. A determinação é do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, que definiu as regras para o uso obrigatório desses equipamentos.
A decisão do ministro foi tomada depois que o governo de São Paulo solicitou ao Supremo que as câmeras fossem usadas somente em grandes operações. Segundo a PM, a corporação possui dez mil equipamentos, mas fazem parte do efetivo cerca de 80 mil policiais.
A decisão do presidente do STF também determina que as câmeras devem ser distribuídas estrategicamente para regiões com maior índice de letalidade policial. O estado de São Paulo também foi obrigado a apresentar um relatório mensal para comprovar o cumprimento das medidas. Nos últimos meses, o estado vem apresentando uma série de denúncias de violência policial, muitas delas gravadas.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.