As perícias que seriam realizadas por médicos em estado de greve serão reagendadas automaticamente pela Dataprev para outro profissional que esteja atendendo normalmente, segundo a Previdência Social. Os segurados serão notificados sobre o dia e o horário do novo agendamento por meio da central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o reagendamento é necessário para dar continuidade à prestação dos serviços da perícia médica federal e atendimentos dos requerentes da Previdência Social. Ainda segundo a pasta, os médicos grevistas terão as agendas suspensas integralmente e desconto no salário.
A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais criticou a decisão do governo. Afirma que os peritos médicos federais que vinham fazendo greve no modelo parcial e ainda atendiam uma parcela significativa de pessoas por dia terão suas atividades completamente bloqueadas. A entidade calcula que cerca de 15 mil perícias serão canceladas por dia.
Segundo o Ministério, desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos fazem greve parcial. O motivo da paralisação é a falta de acordo sobre o programa de gestão e desempenho da categoria.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.