A Justiça dos Estados Unidos suspendeu temporariamente uma ordem do presidente Donald Trump de congelar trilhões de dólares em subsídios federais a programas de assistência. Pela decisão, o governo fica impedido de bloquear os recursos para os programas em andamento até o dia 3 de fevereiro, quando acontecerá uma audiência em um tribunal de Washington.
Segundo a Casa Branca, o objetivo do congelamento seria revisar todos os gastos do governo em programas de assistência, garantindo que os recursos sigam as prioridades do presidente.
Grupos que representam organizações sem fins lucrativos, profissionais de saúde pública e pequenas empresas moveram a ação judicial, alegando que a política de Trump seria devastadora, atingindo programas de educação, saúde, combate à pobreza, assistência habitacional, ajuda em desastres, infraestrutura e uma série de outras iniciativas.
Trump restringe transição de gênero 26j2i
Em mais uma medida que afeta diretamente a população LGBTQIA+ dos Estados Unidos, Trump assinou ontem uma ordem executiva para restringir transições de gênero para menores de 19 anos. Na prática, a ordem corta o envio de recursos federais que garantiam assistência médica para procedimentos de afirmação de gênero para qualquer pessoa com menos de 19 anos.
Na segunda-feira, Trump já havia assinado um decreto abrindo caminho para banir soldados transgêneros do Exército americano. O republicano também proibiu a presença de mulheres trans em prisões femininas e assinou uma ordem executiva declarando ilegais os programas e políticas ligadas à diversidade, equidade e inclusão no governo.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.