O tarifaço contra produtos importados pelos Estados Unidos entra em vigor na próxima quarta-feira (2/4), conforme anunciado pelo presidente Donald Trump. E o Brasil segue negociando para evitar prejuízos no comércio com os norte-americanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que pode, inclusive, ligar para Trump se achar necessário.
Lula destacou que, como chefe de estado em uma mesa de negociação, não vai trazer questões ideológicas na conversa com Trump. Essas afirmações foram feitas em entrevista após viagem ao Vietnã. O presidente também disse que vai tentar ao máximo possível as negociações sobre as questões tarifárias e que só vai adotar outras medidas, como a reciprocidade ou uma reclamação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), em último caso. Lembrando que o presidente Donald Trump prometeu elevar a taxação do etanol brasileiro de 2,5% para 18% e também já taxou o aço do Brasil em 25%, tarifa que já está em vigor.
Guerra da Ucrânia 2t5df
Lula também disse que o Brasil está à disposição para participar de negociações de paz ao redor do mundo. Citou a questão da faixa de Gaza e que, nessa semana, ainda vai conversar por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. Lula lembrou que o Brasil, desde o início, é crítico à invasão do país pela Rússia e defende que Putin e Zelensky precisam negociar.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.