Polêmica no carnaval carioca. Denúncia de preconceito religioso. É o que disse o presidente da Liga das Escolas de Samba, Gabriel David, sobre o rebaixamento da Unidos de Padre Miguel. A escola caiu do Grupo Especial para a Série Ouro.
A acusação aconteceu neste sábado (8), antes do desfile das campeãs. Gabriel David disse que a Unidos de Padre Miguel foi mal julgada porque é uma escola nova, recém-chegada ao Grupo Especial, e que sofreu preconceito por parte da jurada Ana Paula Alves Fernandes. Ela retirou pontos do samba da Unidos de Padre Miguel por ter palavras em iorubá, um dos maiores grupos etnolinguísticos da África Ocidental e com grande influência no Brasil.
O enredo da Unidos de Padre Miguel contou a história de "Iyá Nassô" e do terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, o mais antigo templo afro-brasileiro em funcionamento. A Unidos de Padre Miguel entrou com recurso junto à Liga das Escolas de Samba, questionando a jurada. Gabriel David disse que Ana Paula não será renovada como jurada e que as escolas precisam de liberdade para criar e se apresentar no Carnaval.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.