O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a proposta de emenda à Constituição que reorganiza a segurança pública no país. O documento foi entregue na residência oficial de Motta, em encontro que reuniu também líderes partidários e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O texto da PEC da Segurança Pública foi apresentado para discussão e deve ser entregue oficialmente na semana que vem. A ideia é que e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois seja analisado por uma comissão especial.
Ao final do encontro desta terça-feira (8/4), Hugo Motta afirmou que deve ser criado um grupo de trabalho permanente sobre o assunto na Câmara, e que a pauta é prioritária para os deputados.
A proposta de emenda à Constituição prevê maior integração entre a União e os entes federados na elaboração e execução da política de segurança. O principal objetivo, segundo o governo, é criar diretrizes para combater o crime organizado, além de atualizar as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O ministro Ricardo Lewandowski disse que houve unanimidade entre as lideranças partidárias sobre a necessidade de se discutir com urgência a segurança pública no país.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.