Delegações da Rússia e da Ucrânia se reuniram em Istambul, na Turquia, para o primeiro cara-a-cara direto nas negociações por um acordo de paz na guerra da Ucrânia. O encontro, no entanto, foi marcado pela ausência dos líderes dos dois países.
Ainda assim, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky disse que sua comitiva tinha autorização para tomar decisões e foi ao encontro pedindo um cessar-fogo imediato. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, chegou a Istambul esta manhã para as tratativas de paz, mas afirmou não ter grandes expectativas. Ele reconheceu que a equipe russa enviada por Vladimir Putin está abaixo do nível esperado.
Já o presidente Donald Trump afirmou que nada vai acontecer enquanto ele e o presidente russo, Vladimir Putin, não estiverem juntos. As conversas diretas com a Ucrânia foram propostas pelo próprio presidente Putin e gerou expectativa de que ele particie das negociações ontem na Turquia, o que que não aconteceu.
Zelensky, por sua vez, foi recebido em Ancara pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan e disse que a ausência do presidente russo era uma falta de respeito em relação a Trump e Erdogan.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.