O governo realizou uma entrevista coletiva com a imprensa na manhã dessa quinta-feira (8/5) para atualizar as informações sobre a operação que investiga o esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e benefícios do INSS. Foram dados detalhes de como esse dinheiro será devolvido aos prejudicados.
A partir de hoje, 27 milhões de beneficiários que não tiveram nenhum desconto receberão uma mensagem do INSS recebendo essa informação. Já aqueles que tiveram descontos indevidos vão receber mensagem a partir da próxima terça (12/5) e quarta-feira (13/5). Por meio de dois canais, o Meu INSS (site ou pelo aplicativo) e a Central 135, o beneficiário poderá confirmar o valor que foi descontado e qual a associação. E poderá informar se ele era mesmo associado ou não. Se disser que não era associado, não vai precisar comprovar nada. A partir daí o governo vai cobrar da associação a comprovação. Se não comprovarem, a entidade terá 15 dias para fazer o ressarcimento. Esse pagamento não será diretamente ao beneficiário. Vai para o INSS e o Instituto vai ar como folha suplementar para os beneficiários.
Nesta quinta-feira, o presidente do INSS, Gilberto Waller, alertou a população para não cair em novos golpes. Ele enfatizou que o contato com o INSS deve ser feito apenas pelos canais oficiais.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.