O parlamento alemão elegeu, em segunda votação, o conservador Friedrich Merz como o novo chanceler do país. Mais cedo, em um resultado inesperado, ele não havia conseguido obter os votos necessários para assumir o governo. Esta é a primeira vez na história da Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial, que um candidato a chanceler não conseguiu ser eleito na primeira votação no parlamento. A eleição de Merz encerra os três anos de governo da social democracia de Olaf Scholz.
Friedrich Merz é o terceiro membro da União Democrata Cristã a chefiar o governo alemão desde a reunificação do país em 1990. Os conservadores venceram as eleições nacionais em fevereiro, mas precisavam de pelo menos um parceiro para formar um governo majoritário. Nessa segunda-feira (5), eles am um acordo de coalizão com os social democratas de centro-esquerda. A aliança deixou de fora a extrema-direita.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.