O presidente Lula afirmou que quer uma reunião entre União Europeia e Mercosul para resolver o ime de um acordo entre os dois blocos. Lula deu a declaração durante uma entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (11), na Índia, onde participou, no fim de semana, da cúpula do G20, o grupo que reúne as maiores economias do mundo. Ainda durante a entrevista, o presidente brasileiro adiantou dois temas que devem ser prioridade no Brasil na reunião do ano que vem, no Rio de Janeiro: o debate sobre desigualdades socioeconômicas no mundo e a reforma de organismos multilaterais. O Brasil defende, por exemplo, a inclusão de mais países como membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Lula também foi questionado sobre uma declaração dada no sábado (9), a um jornal indiano, onde teria dito que o presidente russo Vladimir Putin não seria preso caso viesse ao Brasil. Hoje, Lula voltou atrás e disse que essa é uma decisão da justiça, mas levantou dúvidas sobre o Acordo do Tribunal Penal Internacional, do qual o Brasil é signatário, e prevê o cumprimento de mandados expedidos pela corte.
No encontro final da cúpula, além da apresentação da carta final, houve uma transferência simbólica da presidência do grupo. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ou o cargo para o presidente brasileiro. O mandato, porém, começa a valer a partir de dezembro.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.