Até 2030, os países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) têm uma série de metas para cumprir, com o objetivo de melhorar a vida no planeta. Nesta terça-feira (23), foi apresentado um relatório sobre a situação do Brasil. E o desafio é grande. O país alcançou plenamente pouco mais de 8% das metas. E mais de 13% sofreram retrocessos nos últimos anos.
O Relatório Nacional Voluntário analisa as estratégias do Brasil para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, em 2015. Esses objetivos, incluem políticas públicas de o à educação, saneamento básico, igualdade de gênero e erradicação da fome.
Entre 2016 a 2022, os dados mostram que, sobre a erradicação da pobreza, as desigualdades entre regiões persistem, com taxas mais altas no Norte e Nordeste; já na saúde e bem-estar houve uma melhora lenta nos indicadores de mortalidade materna e infantil, mas uma diminuição da cobertura vacinal.
O documento já foi entregue durante o Fórum Político de Alto Nível, que aconteceu este mês em Nova York. Agora o governo federal compartilhou o documento com movimentos sociais, sindicais e representantes de governos estaduais e municipais. A intenção é que todos colaborem para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.