Quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS) agora terá o a mais de 30 funções no aplicativo Meu SUS Digital. Além da possibilidade de agendar consultas, por exemplo, o usuário pode alterar seus dados pessoais, com autodelaração de raça, cor e nome social. Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou que também vai usar a tecnologia para ampliar o sistema de teleconsultas.
A autodeclaração de raça, cor e nome social serão usados pelo Ministério da Saúde para monitorar indicadores e planejar políticas públicas. O serviço se soma a outras funções do app, como o a vacinas, emissão de certificados, agendamento de consultas em unidades que oferecem o atendimento, e avaliação da assistência recebida no SUS.
Além do aplicativo, o Programa SUS Digital implementa gradualmente o prontuário unificado. Isso vai permitir aos médicos da saúde pública de qualquer parte do país ter o ao histórico do paciente durante o atendimento. Também estão previstas a instalação de salas de teleconsulta dentro das unidades básicas de saúde em regiões selecionadas, como áreas indígenas, comunidades quilombolas e periferias.
Mais de R$ 460 milhões vão ser investidos nesse processo de transformação digital na saúde. E a expectativa é que, até 2026, 10 mil Unidades básicas de saúde (UBSs) estejam conectadas.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.