O Hamas libertou hoje quatro reféns israelenses em troca de 200 prisioneiros palestinos. As libertações fazem parte do acordo de cessar-fogo na guerra que já dura um ano e três meses em Gaza.
As quatro israelenses foram levadas a um pódio na cidade de Gaza, em meio a uma grande multidão de palestinos e cercadas por homens armados do Hamas. Veículos da Cruz Vermelha transportaram as mulheres para as forças israelenses logo depois. Enquanto isso, ônibus com prisioneiros palestinos libertados deixaram a prisão militar israelense de Ofer, na Cisjordânia ocupada.
As libertações de ambos os lados foram motivo de comemoração. Muitas pessoas não conseguiram conter a emoção, incluindo israelenses reunidos em Tel Aviv e palestinos em Ramallah.
Essa foi a segunda troca realizada durante a trégua iniciada no último domingo, dia 19 de janeiro, com a libertação de reféns israelenses e presos palestinos.
Nessa primeira fase do cessar-fogo, o Hamas se comprometeu a libertar 33 mulheres, crianças, idosos e doentes. Por outro lado, Israel deve soltar 30 prisioneiros palestinos para cada civil liberado pelo Hamas e 50 para cada soldado. Segundo o Hamas, uma civil israelense mantida como refém na Faixa de Gaza será libertada na próxima semana.
O acordo também prevê que pelo menos 600 caminhões de ajuda humanitária entrem em Gaza a cada dia durante o cessar-fogo. Nesta primeira semana, mais de 4,2 mil caminhões conseguiram levar ajuda à Faixa de Gaza.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.