A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma safra recorde de grãos para este ano. A projeção é de que a safra de grãos do país seja de 328,3 milhões de toneladas, um aumento de 10% em relação à safra anterior. O resultado reflete o aumento na área plantada, estimada em 81,6 milhões de hectares, e a recuperação na produtividade média das lavouras, projetada emquatro toneladas por hectare.
A soja segue como o principal produto cultivado na primeira safra e deve ter um aumento de 13,3% em relação à safra ada. Em relação ao arroz, a cultura teve um aumento de 6,5% na área plantada, chegando a 1,7 milhão de hectares, a maior produção dos últimos sete anos, com 12 milhões de toneladas.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, essa produção é muito positiva, porque o arroz é uma das culturas importantes para o nosso consumo interno e foi beneficiado pelo investimento do Plano Safra dos últimos anos, que incentiva o o ao crédito para os produtores rurais.
A expectativa da Conab é receber um reforço de R$ 350 milhões no orçamento deste ano para a formação de estoques reguladores de arroz, feijão e milho.
Alíquota zero 82a31
Outra medida do governo que também pode fazer a inflação dos alimentos recuar é a alíquota zero da importação sobre alguns produtos, que a a valer a partir de amanhã. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, falou agora sobre o assunto.
“Foram aprovadas por unanimidade as medidas para redução a zero do imposto de importação. Então, amanhã entra em vigência. Zeramos o imposto de importação de carne, café torrado, café em grão, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, açúcar, massa alimentícia, bolacha e biscoito, sardinha - até 7,5 mil toneladas* - e óleo de palma, que era cota. amos da cota que era de 60 mil para 150 mil toneladas. São medidas emergenciais para reduzir imposto, reduzir o custo dos alimentos e ajudar, nesse momento excepcional, a diminuir a inflação, especialmente a inflação de alimentos", afirmou Alckmin.
*A assessoria de Geraldo Alckmin informou que houve um equívoco na fala do vice-presidente. Sobre a importação da sardinha, a alíquota zero está dentro de uma cota estabelecida de 7,5 mil toneladas, e não de 7,5 como informado anteriormente.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.