Os Estados Unidos anunciaram novos avanços nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
Na faixa de Gaza, Israel retomou as operações militares por terra, um dia depois de ter voltado a bombardear o território já em ruínas. O exército israelense divulgou imagens de tropas na cidade de Gaza. Israel voltou a controlar o corredor Netzarim, que separa o norte e o sul do território. Os bombardeios aéreos mataram pelo menos 38 pessoas nesta quarta-feira. A população tenta encontrar sobreviventes com as próprias mãos. As Nações Unidas condenaram a morte de um funcionário em um dos ataques israelenses. Outros cinco ficaram feridos.
Na Turquia, o principal partido de oposição protestou na capital Ankara contra a prisão do maior rival político do presidente. O prefeito de Istambul, está à frente de Erdogan em algumas pesquisas. Foi preso acusado de corrupção e auxílio a um grupo terrorista, dias antes de ser lançado candidato à presidência para a eleição de 2028. Em Istambul, estudantes também contrários à detenção entraram em confronto com a polícia. O ministro da Justiça Turco afirmou que o judiciário tem independência e que é imprudente responsabilizar o governo.
O Vaticano informou que o Papa Francisco continua melhorando. Foi suspensa a ventilação mecânica não invasiva com o uso de cânulas no nariz e a terapia de oxigênio de alto fluxo foi reduzida. Os médicos consideram as infecções pulmonares sob controle, embora ainda não eliminadas. Os exames clínicos estão dentro da normalidade e o Papa continua sem febre.
Dezenove dias depois de bater em boca na Casa Branca, Donald Trump e Zelensky conversaram por telefone por cerca de uma hora. Ambos informaram que a ligação foi positiva. Zelensky aceitou a suspensão dos ataques contra infraestruturas de energia anunciado ontem. E a Casa Branca informou que Washington e Kiev avançaram para além do acordo de minerais, focando em uma paz de longo prazo. Equipes dos dois países vão se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias. Trump também tentará atender um pedido de ajuda em defesa aérea.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.