Mais de 40% das mulheres das classes D e E são as únicas responsáveis pelas finanças das famílias. O levantamento ouviu 1.383 pessoas em todo o país, foi feito pela Serasa. A repórter Vanessa Casalin trouxe mais detalhes dessa pesquisa.
Segundo essa pesquisa, as mulheres assumiram de vez a liderança no controle financeiro das famílias. Mais de 90% delas, segundo essa pesquisa que é inédita, contribuem financeiramente para o sustento da casa. E mais de 30% delas fazem isso sozinha, são as únicas responsáveis pelas contas da casa.
Como vocês disseram, quanto mais baixa a classe social, quanto menor a renda, maior esse percentual. 40% das mulheres pagam as contas sozinhas nas classes. D e E. Essa pesquisa aqui saber também os principais objetivos financeiros das mulheres: se livrar das dívidas e também segurança financeira.
Apesar disso, essas mulheres continuam, a maioria delas, com dupla jornada. 90% delas acumulam os compromissos profissionais com os afazeres de casa. Mas, apesar disso, 85% se dizem satisfeitas com esse protagonismo na vida financeira.
A pesquisa quer saber também se essas mulheres se sentem reconhecidas em casa. E pouco mais que 60% responderam que se sentem valorizadas pelo trabalho e pela contribuição financeira que levam pra casa. O que também varia de acordo com a renda.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.