O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (7), o Produto Interno Bruto (PIB) do ano ado. O índice indica que a economia brasileira cresceu 3,4% em 2024, a maior alta desde 2021. É o quarto ano de crescimento. Com esse resultado, o Brasil ficou em sétimo lugar em um ranking de 40 países, atrás de nações como Índia e China e à frente dos Estados Unidos e do Japão.
O aumento de 3,4% no PIB foi o maior desde 2021, quando houve uma alta de 4,8% após a contração na economia provocada pela pandemia em 2020. Sem considerar essa alta atípica de 2021, este foi o maior crescimento do Produto Interno Bruto desde 2011.
O crescimento da economia foi puxado principalmente pelo setor de serviços, com variação positiva de 3,7%, e pela indústria, que teve alta de 3,3%. Houve crescimento em todas as atividades que compõem os serviços, com destaque para informação e comunicação. Na indústria, os destaques foram a construção, com alta de 4,3%, e as indústrias de transformação, impulsionadas pelo setor automotivo e pela fabricação de máquinas, equipamentos elétricos e produtos alimentícios.
Já o setor agropecuário teve uma retração de 3,2%, reflexo do desempenho da agricultura, que registrou queda na produção de soja e milho.
Quando consideramos, além da produção, a demanda, o destaque foi o consumo das famílias, que teve um aumento de 4,8%.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.