A Receita Federal anunciou que o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 será de 17 de março até 30 de maio. A expectativa é que mais de 46 milhões de declarações sejam enviadas este ano. Aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix terão prioridade na devolução.
Os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano ado são obrigados a declarar, um valor ligeiramente superior ao do ano anterior. A partir de amanhã (13), o programa do Imposto de Renda 2025 estará disponível para , mas o envio das declarações só poderá ser feito a partir da próxima segunda-feira (17).
É importante lembrar que quem enviar a declaração primeiro receberá a restituição mais cedo. A ordem de prioridade para a restituição será a seguinte: pessoas com 80 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, deficientes e aqueles com doenças graves, seguidos por contribuintes cuja maior renda seja proveniente do magistério.
Uma novidade deste ano é a prioridade para aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix. Essa declaração, que já vem com as principais informações do contribuinte apuradas pela Receita Federal, estará disponível a partir de 1º de abril, 13 dias após o início da entrega da declaração padrão.
O atraso na disponibilização da declaração pré-preenchida se deve a fatores internos, incluindo a greve da Receita Federal, que impactou a coleta de dados necessários. A Receita Federal reconhece que essas dificuldades internas impediram a liberação antecipada das informações.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.