Até o momento, mais de 29 mil famílias foram afetadas pelas cheias nos rios do Amazonas, e nove calhas desses rios seguem em processo de cheia. Para auxiliar essas pessoas, o governo do estado está enviando ajuda humanitária para áreas isoladas e alagadas. Nesta terça-feira (22), a segunda remessa dessa ajuda humanitária chegou ao município de Apuí, uma das áreas mais afetadas da calha do rio Madeira. A cidade está em situação de emergência.
Ao todo, foram entregues 40 toneladas de cestas básicas, 200 caixas d’água de 500 litros, 500 caixas contendo copos com água potável e dois kits de purificadores de água.
Até agora, nove municípios decretaram situação de emergência,12 estão em alerta e 36 em estado de atenção. A previsão indica que a cheia avança até julho, com picos diferentes para as nove calhas de rios da região.
Em Humaitá, no sul do estado, a cheia do rio Madeira bloqueou trechos da rodovia Transamazônica, dificultando o tráfego e deixando comunidades indígenas isoladas. O município vai ser o próximo a receber a ajuda humanitária.
Enquanto isso, a Defesa Civil continua acompanhando toda a situação de cheia.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.