Um terço das cidades brasileiras não conta com nenhum tipo de sistema para drenar a água da chuva. A informação foi publicada hoje pelo Instituto Trata Brasil, uma organização com foco no saneamento básico do país.
Chuvas intensas que em poucas horas acumulam a água esperada para o mês inteiro. Esse cenário tem sido cada vez mais frequente e mostra a necessidade urgente de adaptar as cidades para reduzir os impactos para a população.
No entanto, no Brasil, o desafio ainda é grande. 1.611 municípios não estão preparados para escoar a água da chuva que chega em excesso, ficando mais expostos a inundações, erosões e deslizamentos de terra.
E a maioria dessas cidades não traz o tema nem mesmo em seus planos diretores. Apenas 263 municípios analisados, pouco mais de 5% do total, têm a drenagem pluvial como prioridade no planejamento urbano.
O Trata Brasil reconhece que há avanços nas legislações ambientais e na preocupação com os impactos climáticos, mas avalia que ainda há muita dificuldade para implementar soluções eficazes.
O Instituto chama a atenção dos prefeitos de todo o país para que invistam forte no assunto e reforça que somente assim poderemos evitar novas tragédias.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.