No Brasil, a população em situação de vulnerabilidade social pode ar serviços de tratamento odontológico gratuitos, oferecidos tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por meio de iniciativas privadas.
Um exemplo é o projeto Dentistas do Bem, uma ação realizada por dentistas voluntários em diversas cidades do país, voltada para crianças e adolescentes.
Pedro, um dos pacientes atendidos pelo projeto, já realizou duas cirurgias e colocou aparelho ortodôntico, tudo de forma gratuita.
Durante as triagens do projeto, são selecionadas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Daqui, eles saem com o tratamento odontológico garantido até completarem 18 anos de idade.
A ação ocorreu simultaneamente em 148 cidades de todo o país, e mais de 5 mil jovens devem ser encaminhados para tratamento.
Há mais de uma década, os dentistas voluntários vêm atendendo crianças e adolescentes em diversas regiões. Somente no Rio de Janeiro, cerca de 10 mil jovens já foram beneficiados pelo projeto.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.