A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) tornou obrigatório o cadastro, registro e monitoramento sanitário dos estabelecimentos avícolas de pequena escala no Tocantins. Essa medida visa estabelecer normas que protejam o plantel avícola do estado, especialmente em decorrência do estado de emergência zoossanitária do país devido à influenza aviária, caso recente ocorrido em Aguiarnópolis, no norte do estado.
Como medida preventiva, a propriedade onde as aves foram identificadas, em Aguiarnópolis, no norte do Tocantins, foi interditada pelos agentes de defesa sanitária, e as carcaças foram isoladas. Amostras das aves foram coletadas e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas. O laudo preliminar descartou a presença de vírus da gripe aviária de alta patogenicidade, detectando apenas influenza A de baixa patogenicidade.
A Adapec está acompanhando a situação de perto. A investigação prossegue e não há risco para a saúde humana. Os resultados iniciais são tranquilizadores e o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro para a população. A recomendação da Adapec é de que os consumidores procurem produtos de origem comprovada, ou seja, que possuam o selo de inspeção sanitária (SIF).
No Tocantins, assim como no Pará, os exames continuam sob investigação. Até o momento, as ações seguem a rotina habitual. As autoridades garantem que todos os procedimentos estão sendo rigorosamente seguidos para assegurar a segurança sanitária da população.
Na próxima semana, os agentes sanitários vão contar com o reforço da Secretaria do Meio Ambiente do estado. A fiscalização irá visitar as populações ribeirinhas, com ênfase no Parque Estadual do Cantão que, neste período do ano até outubro, torna-se um importante refúgio de imigração, considerado um berçário para a reprodução de aves provenientes de várias regiões e até mesmo de outros países.
Lembrando que, se o bando de aves tiver algum problema de saúde, o órgão de defesa sanitária do estado tem que ser avisado. Isso vale para todo produtor e criador.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.