Digite sua busca e aperte enter 20521v

Compartilhar:

Elisa Lucinda aborda trajetória e destaca livros no Trilha de Letras 2p3o2n

Processo criativo e obra "Quem me leva para ear" pautam o papo 2ll46

Trilha de Letras 286q40

No AR em 27/12/2023 - 22:00 7182t
5j5qe

A talentosa artista Elisa Lucinda é a convidada deste episódio do programa Trilha de Letras. Na entrevista inédita a atriz, cantora, poetisa, jornalista e escritora fala sobre seu mais recente livro, Quem me leva para ear, com a apresentadora Eliana Alves Cruz.

Durante o bate-papo, Elisa Lucinda fala também sobre escrita, poesia, rap e racismo. E destaca como a vida a espanta. "A minha primeira paixão foi a poesia. O que eu escrevo é o produto do impacto com o meu olhar com o real. Tudo sempre me chamou a atenção. Principalmente as cores", salienta.

Mudança de carreira e novidades 304c5s

A convidada conta episódios curiosos de sua formação e recorda agens marcantes como a entrevista que fez com Elba Ramalho. "É um ponto fundamental na minha história, uma esquina, uma encruzilhada boa". Foi um momento decisivo em sua trajetória ao deixar o jornalismo e investir na carreira artística. "Eu não quero mais dar a notícia. Eu quero ser a notícia", pensou na época.

Na animada conversa, Elisa Lucinda explica para Eliana Alves Cruz as novidades de Parem de falar mal da rotina. Escrito a partir do monólogo que apresenta há mais de 20 anos nos palcos brasileiros, o livro acaba de ganhar uma reedição.

A artista comenta sobre escrever para ser lida em voz alta. No Trilha de Letras, a autora inclusive lê um trecho da sua obra "Quem me leva para ear". A publicação foi finalista do Prêmio Jabuti 2022 na categoria "Romance de Entretenimento".

Sobre seu processo criativo, o diálogo é fértil. "Pode acontecer a qualquer momento. Estou sempre disponível para uma ideia que vem. Escrevo não necessariamente para publicar, mas para entender o que está acontecendo, para traduzir. Amo escrever. Não é nenhum sacrifício. Gosto muito de escrever em primeira pessoa", relata.

Elisa Lucinda revela seus novos projetos. "Agora estou escrevendo um romance e um livro de poesia. E vou publicar um, que já está pronto, 'Diário do Vento'", antecipa a artista que abre o coração: "O que resume minha literatura, música, teatro, novela... Tudo que fiz e faço da vida é para proteger a minha liberdade que é inegociável e a minha criança", sintetiza.

Trilha de Letras - Elisa Lucinda e Eliana

"Temos que nos reconstruir" 1e4m6u

Em sua participação no programa Trilha de Letras, Elisa Lucinda aborda a capacidade de rever conceitos. "Nós temos que nos reconstruir. Todos nós. É libertador dizer que a gente pode aprender a ver de outra maneira".

A entrevistada comenta a importância da palavra. "O funk e o rap são expressões dos até então invisíveis. Trazem notícias das desigualdades e um olhar de um outro ângulo para quem está do outro lado. Além disso, é uma grande vitória contra as armas. É a vitória do verbo contra a violência", define. "Ser dono da palavra é uma grande revolução natural".

Elisa Lucinda pondera sobre a importância de se discutir a definição de literatura e assumir as manifestações orais como o slam. "As meninas produzindo suas letras, os grandes grupos de slam que existem no país inteiro representam uma revitalização imensa da nossa língua e da nossa quilombagem", sugere.

Ausência de negros nas telas e na literatura 52i61

Elisa Lucinda é enfática ao traçar um panorama sobre a solidão de atrizes e escritoras negras estarem 'sozinhas' no que ela e a apresentadora Eliana Alves Cruz chamaram de cenário desértico. "É uma solidão que me exigiu muita obstinação e muito foco na esperança. Era muita opressão emocional", reconhece.

A entrevistada reforça a crítica. "Nós todos sabíamos que era um preto por elenco e olhe lá. Nós fomos alijados. Havia uma mudez dos nossos colegas. Assistiram aquela exclusão ou ninguém reparava que aquilo era Brasil e não tinha preto em elenco nenhum?", declara.

A análise demonstra como os profissionais tinham receio de sofrer retaliações. "A gente ficava muito solitário. Quando sofria racismo dentro de uma produção, sozinha de preto, você ficava com medo de falar e ainda perder essa única oportunidade. Era uma solidão amplificada por dentro. É muito sério".

A atriz reflete sobre essa mudança de paradigma que abriu portas para as novas gerações de profissionais. Sobre a seleção de elenco, Elisa Lucinda rememora a restrição na escolha de personagens para pessoas negras.

"Era muito . Se tinha uma dona de pousada, uma banqueira, uma médica. O preto não era pensado. Diziam para mim: 'Elisa, infelizmente, não tem seu perfil. Não tem papel para você'. Isso durou tanto tempo que sacrificou muita gente, muitas trajetórias. Muitos amigos nossos morreram de depressão, por falta de convite, falta de respeito."

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/12/2023 - 16:40

Últimas 5i6a5v

Emanuele Arioli

Trilha de Letras 2x4e60

Emanuele Arioli é o convidado do Trilha de Letras m6w5w

Trilha de Letras recebe o filósofo, educador e escritor Renato Noguera

Trilha de Letras 2x4e60

Filósofo Renato Noguera reflete sobre amor e afeto 50q54

Maurício de Almeida fala ao Trilha de Letras sobre seu terceiro livro, “Equatoriais”

Trilha de Letras 2x4e60

Maurício de Almeida conta como trabalho de campo inspirou seu livro 2o3f36

Escritora e professora Socorro Acioli é a convidada do Trilha de Letras

Trilha de Letras 2x4e60

Socorro Acioli é a convidada do Trilha de Letras 47512j

Trilha de Letras recebe o quadrinista Matthias Lehmann

Trilha de Letras 2x4e60

Trilha de Letras recebe o quadrinista Matthias Lehmann 21a21

Luiz Eduardo Soares fala ao Trilha de Letras sobre o livro “Enquanto anoitece”

Trilha de Letras 2x4e60

Luiz Eduardo Soares fala sobre seu livro mais recente 2j1a4d

Trilha de Letras recebe a tradutora norte-americana Flora Thomson-DeVeaux

Trilha de Letras 2x4e60

Flora Thomson-DeVeaux fala sobre aprendizado da língua portuguesa 1v4255

Clayton Nascimento fala ao Trilha de Letras sobre o espetáculo “Macacos”

Trilha de Letras 2x4e60

Trilha de Letras recebe o dramaturgo Clayton Nascimento 303460

Felipe Neto fala ao Trilha de Letras sobre seu novo livro "Como enfrentar o ódio"

Trilha de Letras 2x4e60

Felipe Neto é o convidado do Trilha de Letras 1wv2y

Lilia Schwarcz apresenta nova obra no Trilha de Letras

Trilha de Letras 2x4e60

Lilia Schwarcz avalia a construção da branquitude em seu novo livro 3i3k68

Tony Bellotto é o convidado do programa Trilha de Letras

Trilha de Letras 2x4e60

Tony Bellotto revela inspirações para seu livro “Vento em Setembro” 4g6wl

Ministra Cármen Lúcia revela seu lado escritora no Trilha de Letras

Trilha de Letras 2x4e60

Ministra do STF Cármen Lúcia é a convidada do Trilha de Letras w511q

O que vem por aí 721l6j

Ciência é Tudo explica como as vacinas são desenvolvidas

mapeamento genético 234n1k

DNA do Brasil: estudo vai contribuir nos tratamentos de saúde j4q3y

Arraiá Brasil - TV Brasil transmite festejos juninos

a partir de sexta, às 23h 6d4f2t

EBC e emissoras parceiras transmitem festejos juninos 4n2x6y

10 Segundos Para Vencer

sábado, 16h30 141i1a

Filme mostra a trajetória do boxeador Éder Jofre 2p6n1y