No Espírito Santo, as chuvas dos últimos dias causaram vários estragos. As precipitações ocorrem desde o início da semana no norte e no sul do estado, na região metropolitana da Grande Vitória e também na Serra do Caparaó. Em algumas cidades chegou a chover, no período de 24 horas, o que era esperado para o mês inteiro. O resultado são 297 pessoas desalojadas aqui e 36 desabrigadas.
Na Serra do Caparaó foi registrado o maior volume de chuva: 122 milímetros em 24 horas. Vídeos enviados por moradores mostram a força da água e diversos pontos. Em Vila Velha, as ruas ficaram completamente alagadas, dificultando a circulação dos moradores. No norte do estado, em Rio Bananal, a situação foi semelhante. A chuva intensa invadiu comércios e residências, deixando moradores com a difícil tarefa de retirar a lama e salvar o que restou dos móveis e eletrodomésticos. Em algumas áreas, apenas caminhões conseguiam ar.
A região sul também sofreu com os temporais. Em Cachoeiro de Itapemirim e Alegre diversos pontos ficaram alagados. Já em Mimoso do Sul, fortemente afetado pela enchente de março de 2024, casas e comércios na região central voltaram a ser tomados pela água. Em Castelo, a enxurrada desceu com força das encostas, invadindo residências e provocando destruição. As chuvas continuam preocupando e exigem a atenção redobrada da população e das autoridades.
A reportagem é da TVE do Espírito Santo, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.