A Grande São Paulo ainda enfrenta as consequências dos temporais do fim de semana. A região do Jardim Pantanal, no extremo leste da capital paulista, chega ao quarto dia alagada. Ali vivem cerca de 45 mil pessoas.
O Jardim Pantanal foi se desenvolvendo ao longo dos anos 80 e fica exatamente em uma área de várzea do Rio Tietê. Por isso os alagamentos são tão frequentes. Mas, dessa vez, os moradores dizem que a situação foi mais grave. Lembrando que, só no final de semana, choveu na capital paulista quase 70% do que é esperado para todo o mês.
Pela cidade há diversos pontos de doações, mas os moradores do Jardim Pantanal dizem que ainda falta muita coisa, como água, alimentos e também produtos de limpeza. Em nota, a prefeitura disse que uma obra irregular invadiu uma área de proteção ambiental e fez um aterramento clandestino, o que contribuiu para a gravidade dos alagamentos.
A prefeitura disse também que estuda realizar obras que podem custar até R$ 2 bilhões, incluindo a remoção de famílias dessa região e a construção de conjuntos habitacionais.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.