O Ministério da Saúde confirmou dois casos de sarampo no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os casos envolvem duas crianças da mesma família que já receberam atendimento médico e foram transferidas para um hospital federal no Rio de Janeiro. Elas receberam alta no dia 13 de março e am bem.
Um outro caso havia sido confirmado em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, em outubro de 2024. Um menino de seis anos, que se recuperou. Ainda não se sabe a origem da infecção, mas não há relação do caso de Itaboraí com os casos de São João de Meriti.
Com a confirmação deste caso de Itaboraí, foram cinco episódios de sarampo no Brasil no ano ado. Além do Rio, houve um em Minas Gerais, dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Todos esses outros casos foram identificados como importados de outros países.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil continua classificado como país livre do sarampo, que é uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave, principalmente para bebês e crianças pequenas. A principal forma de prevenção é a vacina, que está disponível no Calendário Nacional de Vacinação.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.