A forte chuva que atingiu São Paulo e a região do ABC Paulista na tarde dessa segunda-feira (31/3) provocou alagamentos, interrompeu o transporte público e deixou avenidas intransitáveis. Os municípios mais afetados foram Mauá e Santo André, onde várias ruas ficaram submersas. A estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, teve parte das catracas inutilizadas e a circulação de trens foi interrompida entre cinco estações, prejudicando quem depende da linha turquesa para trabalhar ou estudar.
Em Mauá, a prefeitura afirmou que a previsão indicava apenas garoa, mas o volume de chuva chegou a 132 milímetros, um número quase três vezes maior do que o necessário para ser considerado um temporal severo.
A Avenida do Estado, via crucial de ligação entre São Paulo e o ABC, ficou completamente alagada após o transbordamento do rio Tamanduateí. Vários carros ficaram submersos, e 96 mil imóveis ficaram sem energia elétrica na região metropolitana, conforme informações da Enel. Em Santo André, o acumulado de chuva chegou a 100 milímetros, quase metade da média esperada para o mês de março.
Diante da gravidade da situação, a operação Chuvas de Verão, da Defesa Civil de São Paulo, que estava prevista para terminar ontem, foi prorrogada até o dia 15 de abril.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.