O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (26) no Rio de Janeiro a ampliação de investimentos para o programa Nova Indústria Brasil, do governo federal. No evento, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou o compromisso do governo com o fomento à indústria.
Haddad afirmou que o industrial muitas vezes no Brasil reclama de se deparar com uma carga tributária elevada, mas afirmou que a carga tributária hoje é menor que há dez anos. Ele defendeu que a reforma tributária aprovada em 2023, quando entrar em vigor em 2026, terá efeitos extraordinários. E itiu que há desafios. Em sua fala, o ministro não citou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que teve além da elevação, a padronização de diversas alíquotas na quinta-feira (22) como uma medida de aumento de arrecadação para o governo.
Depois, em entrevista à imprensa, ele minimizou o aumento do IOF e disse que em governos anteriores as alíquotas do imposto eram maiores. No mesmo evento, o presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, sugeriu ao governo aumentar os impostos das Bets, empresas de apostas esportivas, como forma de reduzir o impacto da elevação do IOF.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.