O INSS começa a devolver nesta segunda-feira (26/5) os valores descontados irregularmente na folha de pagamentos de abril, para mensalidades associativas. Serão reembolsados aos aposentados e pensionistas R$ 292 milhões, até o dia 6 de junho. A devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios. O beneficiário não precisa tomar nenhuma providência.
No final de abril, o INSS já tinha determinado a suspensão de todos os descontos desse tipo. Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês estava fechada, os abatimentos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio. O INSS reteve esses valores e não os reou às entidades associativas.
Já para reaver as mensalidades antigas, o aposentado ou o pensionista deve informar ao INSS que não autorizou o débito em folha. O pedido precisa ser feito pelo “Meu INSS”, no aplicativo ou no site, ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem oferecer qualquer informação. O INSS vai acionar a entidade para que comprove a autorização. Caso não haja comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao Instituto, que posteriormente fará o ree ao beneficiário.
13º salário
Os beneficiários do INSS começam a receber também a partir desta segunda-feira (26/5) a segunda parcela do 13º salário. O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefícios. Os valores serão creditados até 6 de junho.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.