A Rússia realizou na madrugada desta segunda-feira (26) o maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, que já dura mais de três anos. O bombardeio russo incluiu mais de 350 drones, quantidade maior que em qualquer ataque aéreo anterior, segundo a Força Aérea ucraniana.
Os drones utilizados são do tipo Shahed, de fabricação iraniana. A utilização recorde de drones em um bombardeio ocorreu um dia após a Rússia ter realizado o maior ataque aéreo do conflito, matando 12 pessoas e deixando dezenas de feridos.
O Kremlin justificou os bombardeios dizendo que eles atingiram alvos militares e foram uma resposta a ataques ucranianos contra civis russos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu ao ataque de sábado para domingo dizendo, em sua rede social, que Putin teria ficado louco, matando um monte de gente desnecessariamente. Mais cedo, ele já havia levantado a possibilidade de impor mais sanções à Rússia em resposta aos ataques.
Os bombardeios russos no fim de semana ocorreram em meio a uma troca recorde de prisioneiros de guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ao todo, mil prisioneiros foram trocados.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.