A cidade de São Paulo tem sido notícia por causa das frequentes enchentes. No entanto, o que muita gente não sabe é que ter um rio próximo de casa pode ser um aliado contra os alagamentos. Foi o que especialistas dos Estados Unidos descobriram ao trazer de volta um rio em Nova York que estava escondido havia 90 anos. Esse é um exemplo que pode ser seguido também no Brasil.
Um dos pontos turísticos de São Paulo, o Beco do Batman, esconde um rio. As ruas sinuosas seguem o curso natural das águas. Os muros, famosos pelos grafites, são altos justamente para proteger os imóveis das enchentes. No entanto, quando chove, a enxurrada vem com força.
O Rio Verde, que a pelo Beco do Batman, percorre grande parte da Vila Madalena até desaguar no Rio Pinheiros.
Diante do sufocamento dos rios em São Paulo, o Rio Verde é um dos raros exemplos de preservação. Embora canalizado, permanece aberto e exposto, trazendo benefícios ao meio ambiente.
Os principais rios da cidade não foram encobertos, mas retificados. Um mapa do final do século XIX mostra o traçado em zigue-zague do Rio Tietê, acompanhado de um projeto de retificação. Em uma foto aérea de 1940, já se notam mudanças no curso do rio, e, em 1954, ele adquiriu a feição atual. A cidade, literalmente, ocupou o espaço que antes pertencia aos rios.
A capital possui cerca de 4 mil km de rios e córregos, mas 80% deles estão canalizados. Fora do Brasil, há exemplos de cidades que resgataram seus rios. Em Nova York, um rio voltou à luz do dia depois de 90 anos escondido e hoje é um aliado contra os alagamentos.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.