Começou hoje (31) no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, a semana de luta contra o sarampo. Embora a capital não registre casos da doença há três anos, municípios da região metropolitana já confirmaram três casos desde o início do ano, o que mantém a cidade em alerta.
Durante esta semana, quem desembarcar no aeroporto do Galeão e tiver entre 18 e 59 anos poderá se vacinar contra o sarampo no próprio local. A iniciativa visa ampliar os pontos de vacinação, levando a vacina para locais estratégicos. No total, dez pontos de vacinação serão montados em áreas de grande circulação durante a semana, que vai até 9 de abril.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma busca ativa por casos suspeitos da doença que podem não ter sido notificados, com o objetivo de monitorar a circulação do vírus.
O sarampo é uma doença altamente transmissível que pode afetar pessoas de todas as idades, e seus sintomas incluem febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.
A vacina está disponível para adultos e idosos em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde. A mobilização busca garantir a proteção da população e evitar a propagação da doença.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.