Nos últimos dias, tubarões foram vistos em praias do estado do Rio de Janeiro. Especialistas dizem que estes animais não representam perigo para os banhistas, mas algumas medidas podem ser tomadas para se evitar acidentes.
Três espécies de tubarões foram registradas por banhistas e surfistas em vídeos compartilhadas nas redes sociais: um tubarão-galha-preta, um tubarão-martelo e, mais recentemente, um tubarão-mako.
As aparições não colocaram medo em quem nada todo dia.
O aparecimento de tubarões na costa do Rio de Janeiro não é motivo para pânico. Ao contrário, a presença desses animais é sinal de que o ambiente marinho está saudável.
O pesquisador Nathan Araújo, do Instituto Mar Urbano, explica que essas espécies avistadas nas praias cariocas não representam ameaça à população e são fundamentais para todo o equilíbrio ambiental.
Sair da água com calma é uma das medidas que os banhistas devem tomar se avistarem tubarões no mar. Outras dicas divulgadas pelo governo do Rio são: ficar atento às bandeiras roxas, que indicam a presença do animal, evitar nadar ao amanhecer ou ao entardecer e perto de cardumes ou áreas de pesca, além de optar por nadar em grupos e em locais movimentados.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.