O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (30/10) o investimento de R$ 1,6 trilhão para impulsionar a mobilidade verde e o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Esses valores serão investidos na chamada "Missão 3 - Nova Indústria Brasil", uma política industrial baseada em sustentabilidade e inovação. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros e empresários.
Desse valor de R$ 1,6 trilhão, 75% será proveniente da iniciativa privada. Uma das áreas a receber os recursos é a produção de baterias elétricas nacionais. A meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Política Industrial é que, até 2033, 33% dos carros eletrificados estejam circulando com bateria elétrica nacional.
Além disso, a Finep, uma empresa pública de fomento à inovação, assinou contratos de subvenção e crédito para o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo a produção de um "barco voador", capaz de transportar até dez ageiros a 150 quilômetros por hora sobre a lâmina da água, mesmo em períodos de seca.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.