O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo durante operações. A decisão atende ao pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, em meio a diversos casos de violência policial registrados no estado nas últimas semanas.
Na decisão, Barroso citou episódios recentes de violência contra pessoas que não ofereciam risco ou resistência aos policiais, além de episódios de desligamento proposital das câmeras. No último domingo (8/12), durante uma abordagem a um motorista de aplicativo que estaria embriagado, um policial pisou na cabeça do homem, que já estava imobilizado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o motorista teria avançado um sinal vermelho e desobedecido uma ordem de parada. Quando finalmente saiu do veículo, ele teria resistido à abordagem e proferido ofensas racistas ao agente.
Em outro caso, ocorrido em Campinas, no interior do estado, um policial deu um soco no rosto de uma mulher em frente à casa dela. As imagens foram gravadas em outubro por câmeras de segurança da residência e reveladas somente agora.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.