Uma notícia que interessa a aposentados e pensionistas que costumam pegar crédito consignado. Quem recebe benefícios pelo INSS vai ter mais tempo para quitar suas dívidas. A norma foi publicada nesta quinta-feira (6/2) no Diário Oficial da União.
O prazo para o pagamento dos empréstimos a agora de 84 para 96 meses, ou seja, de sete para oito anos. A medida já começou a valer, mas será implementada gradualmente, porque depende de uma negociação direta com os bancos.
A mudança vale para os aposentados e pensionistas do INSS e também para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Hoje a taxa máxima de juros para essa modalidade de empréstimo é de 1,8% ao mês. O aumento do prazo pode beneficiar tanto aqueles que estão pensando em contratar um consignado quanto aqueles que desejam renovar o crédito atualmente em vigência. E também vale para o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefícios. Importante dizer que a mudança garante parcelas mensais menores, mas não aumenta o valor disponível de crédito. Hoje aposentados e pensionistas só podem comprometer até 45% da renda com os empréstimos.
Para se ter uma ideia do impacto da medida, atualmente, dos 23 milhões de beneficiários do INSS, cerca de dez milhões possuem empréstimos consignados. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, falou sobre o assunto. “A gente chegou a essa decisão agora no começo do ano pela quantidade de empréstimos consignados que tem, pelo aperto financeiro que as pessoas am e pela necessidade premente que isso se faz para a realidade dos consignados. Porque as pessoas já fazem isso. Aquele dinheiro que ele pegou como dinheiro emprestado, ele não consegue infelizmente terminar de pagar, é 90% de renovação. Então, a gente está facilitando a vida do cidadão para que ele, com mais prazo de pagar, diminua a sua dívida mensal”, disse Lupi.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.