Começou em Brasília o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que segue até quinta-feira (13/2). Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, para facilitar o o a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores. O Repórter Brasil Tarde fará uma cobertura especial do encontro.
Prefeitos e prefeitas, além de saberem quais são as melhores formas de ar os recursos federais, também vão aumentar o diálogo com o governo federal para o enfrentamento de grandes problemas, a exemplo dos desastres provocados pelas mudanças climáticas.
Na abertura do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a manter o diálogo com os prefeitos. “Eu voltei a governar esse país com a única responsabilidade de provar mais uma vez que esse país só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre. E não há cidade rica com estado pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, disse Lula.
O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary José Vanazzi, reforçou que é preciso ajudar os municípios nesse enfrentamento, já que é na cidade que o morador percebe as consequências, como as enchentes, as secas e também as queimadas, já bastante vistas no ano ado.
Já o ministro Alexandre Padilha falou do comprometimento do governo federal com os prefeitos e prefeitas. Ele reforçou que, após esse evento, a ideia é que o prefeito chegue com mais recursos e orçamentos destravados.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.