A rotina da Jaqueline, mãe do Isaac, de 4 anos, é sempre a mesma. De segunda a sexta-feira, ela deixa o filho na escola e só retorna no final da manhã para buscá-lo. A preocupação é que ele não falte um dia sequer.
"É importante para ele já começar, né? Iniciar o ano letivo dele com a aprendizagem. Aprender a ler mais cedo, né? E ele se desenvolveu muito depois que começou a estudar bem cedo", comenta Jaqueline.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados do Censo de 2022, o Piauí foi o estado brasileiro com a maior taxa de presença escolar de crianças de 4 a 5 anos de idade. O percentual foi de 94,6%, quase oito pontos percentuais acima da média nacional.
A escola em que Isaac estuda pertence à rede pública municipal de Teresina, que, entre os municípios piauienses, possui um dos melhores índices de presença escolar infantil, com 98% de participação.
Além do Piauí, outros três estados nordestinos alcançaram índices acima de 90%: Ceará, com 92,6%; Maranhão, com 92%; e Rio Grande do Norte, com 91,8%. Já os piores resultados ficaram com Roraima, Acre e Amapá, todos com taxas abaixo de 70%.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.