O Brasil deve sair do mapa da fome até o ano que vem. Esta é a previsão do terceiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, publicado no Diário Oficial nessa quarta-feira (5/3). O Plansan 2025-2027, aprovado pela Câmara Interministerial, que é formada por 24 ministérios, é o principal instrumento da política brasileira de segurança alimentar e nutricional. O documento estabelece 219 iniciativas voltadas à área, além de mapear e integrar as ações de combate à fome.
Para a implementação das políticas, o plano considera como desafios o aumento dos preços de alimentos, fome em territórios específicos – como na Amazônia – e também entre povos indígenas e população em situação de rua. O projeto apresenta oito diretrizes estratégicas, entre elas a superação da fome por meio de o à renda e políticas públicas, garantia de o à terra e à água e a garantia do direito humano à alimentação adequada para populações vulnerabilizadas.
Todas as políticas desse novo plano de segurança alimentar e nutricional serão articuladas com outras iniciativas já existentes, como o Plano Brasil Sem Fome, Plano Nacional de Abastecimento Alimentar e Plano Safra da Agricultura Familiar.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.