A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia contra os acusados do chamado Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. A decisão dos ministros foi unânime.
Agora, os seis acusados desse grupo se tornaram réus e vão responder ação penal por vários crimes, como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e também golpe de Estado. Segundo a Procuradoria-Geral da República, esse grupo seria responsável pela minuta de golpe, teria monitorado ilegalmente autoridades e teria usado forças policiais para dificultar a votação em 2022.
Fazem parte deste núcleo Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, que teria apresentado a minuta do golpe ao ex-presidente; Marcelo Câmara, também ex-assessor; e o general da reserva Mário Fernandes, ambos do grupo conhecido como "Kids Pretos", que teriam coordenado o plano de assassinato e o monitoramento ilegal de autoridades.
Também integram o grupo Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, além de Marília de Alencar e Fernando de Souza Oliveira, ambos ex-integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Segundo a Polícia Federal, os três últimos teriam atuado para mobilizar, de forma ilegítima, forças de segurança com o objetivo de manter Bolsonaro no poder em 2022.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.