O Ministério do Turismo cancelou o cadastro da Hurb, antiga Hotel Urbano. A medida foi tomada quatro dias após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciar o encerramento das negociações com a empresa e suspender as vendas de pacotes.
Na prática, o cancelamento do cadastro no Ministério do Turismo significa que a Hurb não tem mais autorização para atuar formalmente no setor turístico. A medida é um desdobramento de um processo da Senacon, que considerou a atuação da empresa inviável do ponto de vista operacional, técnico e financeiro, depois de 12 meses de tentativa de acordo para a de um termo de ajustamento de conduta.
Por determinação da Senacon, a empresa também está proibida de comercializar pacotes de viagem enquanto não comprovar a capacidade econômico-financeira para cumprir os contratos já assumidos. Caso descumpra a medida, está sujeita a multa diária de R$ 80 mil.
No site da empresa, os pacotes já aparecem como indisponíveis. A Hurb é uma das principais agências de viagens digitais do país e desde 2020 enfrenta denúncias por descumprimento contratual e um alto volume de reclamações de consumidores, tanto na esfera istrativa quanto na judicial.
Em uma carta aberta ao mercado, a Hurb disse que estava em diálogo com a Senacon há mais de 15 meses para chegar a um acordo que atendesse os viajantes impactados pela pandemia de covid-19. Mas disse ter sido surpreendida por um movimento que parecia mais político do que técnico, e que a Senacon abandonou a mesa de negociação.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.