Os Estados Unidos e a Ucrânia anunciaram a de um acordo para a exploração de terras raras em solo ucraniano. Ricas em minérios como ferro, manganês, urânio, titânio e lítio, as chamadas terras raras são valiosas porque esses elementos são essenciais para a fabricação de baterias, equipamentos médicos, armas e componentes da indústria aeroespacial. Os minérios também são cobiçados por grandes grupos industriais, especialmente para fabricar componentes elétricos, como os usados em smartphones.
O acordo para a exploração dessas terras é visto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um o estratégico para reduzir a dependência de importações da China, que hoje fornece 80% dos minerais usados pela indústria americana. Trump também justifica o acordo como uma forma da Ucrânia devolver bilhões de dólares enviados ao país em ajuda militar e financeira durante a guerra com a Rússia.
O acordo prevê a criação de um fundo conjunto entre Estados Unidos e Ucrânia para financiar projetos de reconstrução do país. Em troca, os EUA terão o preferencial a novos contratos de exploração de recursos naturais ucranianos. O tratado tem validade de dez anos.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.