Termina nesta segunda-feira (19/5) o prazo para que mais de cinco milhões de eleitores regularizem sua situação com a justiça eleitoral. Quem não resolver as pendências terá o título eleitoral cancelado.
Até o momento, 168 mil eleitores procuraram atendimento para resolver a situação, o que corresponde a pouco mais de 3% do total de pessoas com a situação irregular. Tem pendência com a justiça eleitoral quem não votou, não justificou e quem não pagou a multa pela ausência nas últimas três eleições consecutivas. Para verificar se a sua situação está irregular, basta entrar no site do TSE.
As pendências também podem ser resolvidas no mesmo site, em “Autoatendimento eleitoral”, ou no aplicativo e-Título. É possível também procurar um cartório eleitoral na sua cidade.
Quem não regulariza o título eleitoral, além de ter o documento cancelado, tem uma série de sanções. Fica impedido de se inscrever em concurso público, não pode receber salário em cargo público, não pode tirar identidade ou aporte, renovar matrícula em instituições públicas de ensino e participar de concorrência pública ou istrativa da União.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.