O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse na manhã desta segunda-feira (19) que Israel vai ar a controlar permanentemente toda a Faixa de Gaza. A declaração ocorreu um dia após o exército de Israel lançar uma ampla ofensiva terrestre nas regiões Sul e Norte do território palestino.
Na semana ada, Netanyahu já havia assegurado que as forças israelenses entrariam em Gaza com força total. Desde então, bombardeios israelenses mataram mais de 500 palestinos. Atualmente, Israel controla aproximadamente metade do território de Gaza de forma temporária.
O primeiro-ministro israelense anunciou ainda uma retomada limitada da ajuda humanitária destinada ao território palestino. Segundo ele, desta vez a entrega será mediada pelo exército israelense para impedir que o Hamas tenha o aos suprimentos.
Além da ofensiva militar, Israel impõe um bloqueio à Gaza desde o início de março, que impede a entrada de insumos básicos no território de 2,4 milhões de habitantes.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.