Uruguaios foram às ruas para se despedir do ex-presidente Mujica, morto na terça-feira (13) após lutar mais de um ano contra um câncer de esôfago. Apoiadores emocionados acompanharam o cortejo com o corpo de Pepe, como Mujica era carinhosamente chamado pelos uruguaios.
"Ele nos tornou conhecidos no mundo, nos deu tudo durante seu governo", disse uma mulher que acompanhava a procissão. Já um homem destacou o legado de Mujica, cujo estilo despretensioso e reformas progressistas inspiraram pessoas pelo mundo todo. “Ele foi alguém que lutou a vida toda, que aprendeu com seus erros e se tornou um exemplo de ética e valores... dos melhores valores da humanidade: respeito, tolerância, proteção ao meio ambiente. Deixar o individualismo para trás e entender que a vida é mais do que isso, não se trata apenas de ter dinheiro e coisas.”
Ao longo do cortejo pela capital uruguaia, apoiadores levantavam bandeiras e cartazes em homenagem a Mujica: “Seu legado perdurará”, dizia esta mensagem.
No final do cortejo, o corpo foi levado à sede do Palácio Legislativo, onde está sendo velado em cerimônia aberta ao público. O funeral deve ocorrer amanhã, quando diversos líderes mundiais, entre eles o presidente Lula, chegarão ao Uruguai.
O corpo de Mujica deve ser cremado, e as cinzas serão sepultadas durante uma cerimônia simples na chácara onde ele morava. Antes de morrer, o ex-presidente disse que queria ser enterrado ao lado de sua cadela, Manuela, que faleceu em 2018.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.