A sambista Leci Brandão faz 80 anos hoje. Ela é uma referência não só mundo da música como também nas muitas lutas sociais.
Leci Brandão nasceu num subúrbio do Rio de Janeiro. Veio de uma famíla pobre. Cedo, conheceu a música que lhe daria voz. Jovem, já frequentava a Mangueira: vivia o que a formou como artista.
Em meio a um mundo musical dominado por homens, Leci Brandão abriu espaços: primeira mulher a integrar a ala dos compositores da Mangueira. Isso foi mais do que uma vitória pessoal: foi o início de um caminho que abriu-se para outras mulheres negras no mundo do samba.
A trajetória de Leci coincide também com a história do próprio samba nos últimos 50 anos. As letras das músicas que compôs falam da vida da classe trabalhadora, da luta da gente negra, das dores e das alegrias das pessoas comuns. É uma arte engajada./ não à toa, leci também foi eleita e reeleita deputada estadual.
Leci brilha ao lado do que há de melhor no mundo do samba: Cartola, Jovelina Pérola Negra, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus; uma lista quase sem fim de nomes talentosos da nossa arte popular.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.